Jovem Pan > Notícias > Política > STF mantém proibição da rede social Rumble no Brasil

Primeira Turma da Corte seguiu a orientação do relator, ministro Alexandre de Moraes, que havia determinado o bloqueio da plataforma devido à falta de um representante legal no Brasil

  • Por Jovem Pan
  • 15/03/2025 06h00

WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO

O ministro Alexandre de Moraes é o relator do caso da Rumble no STF

O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu, em uma recente sessão, manter a proibição da rede social Rumble em território brasileiro. A Primeira Turma da Corte seguiu a orientação do relator, ministro Alexandre de Moraes, que havia determinado o bloqueio da plataforma devido à falta de um representante legal no Brasil, conforme exigido por uma decisão judicial anterior. Essa suspensão será indefinida e só será revogada quando a Rumble atender às exigências legais e quitar as multas impostas.

A origem do conflito remonta à recusa da Rumble em bloquear o perfil do blogueiro Allan dos Santos, que está sendo investigado por disseminação de informações falsas e é considerado foragido pelas autoridades brasileiras. O CEO da Rumble, Chris Pavlovski, manifestou sua intenção de não cumprir a ordem judicial e anunciou que a empresa entraria com uma ação contra Moraes nos Estados Unidos, alegando que a decisão violaria a soberania americana.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Em resposta, o ministro Moraes criticou a atitude de Pavlovski, ressaltando que a liberdade de expressão não deve ser confundida com a liberdade para promover agressões. Ele enfatizou que as redes sociais não podem ser utilizadas como plataformas para a prática de atividades ilegais, defendendo a necessidade de responsabilidade por parte das empresas que operam nesse setor.

Publicada por Felipe Dantas

*Reportagem produzida com auxílio de IA

  • Tags:
  • allan dos santos, redes sociais, Rumble, STF

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.

Torne-se um assinante >