Lar Educação Sindicato alerta para falta de efetivo com ampliação de Delegacias da Mulher 24 horas em SP

Sindicato alerta para falta de efetivo com ampliação de Delegacias da Mulher 24 horas em SP

por Jovem Pan
0 comentários
sindicato-alerta-para-falta-de-efetivo-com-ampliacao-de-delegacias-da-mulher-24-horas-em-sp

Número de unidades que operam nesse modelo subirá de 11 para 18 no Estado; delegados questionam se há um estudo sobre a viabilidade estrutural das novas DDMs e se os policiais deslocados receberão indenizações

Divulgação/Governo de São Paulo

Delegacia de Defesa da Mulher em Hortolândia, interior de São Paulo

A decisão do governo de São Paulo de ampliar o funcionamento das Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs) em regime 24 horas tem gerado preocupação no Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp). A entidade alerta que a medida pode agravar o déficit de pessoal na Polícia Civil, que já soma 14.589 servidores a menos em diferentes cargos, como delegados e escrivães. No sábado (8), o governo anunciou a abertura de sete novas DDMs 24h em São José dos Campos, Ribeirão Preto, Bauru, São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Piracicaba e Araçatuba.

Com isso, o número de unidades que operam nesse modelo subirá de 11 para 18 no Estado. Além disso, foram criadas dez novas salas para atendimento online. A presidente do Sindpesp, delegada Jacqueline Valadares, afirma que a ampliação das delegacias sem novas contratações pode comprometer o trabalho da Polícia Civil. Segundo ela, o remanejamento de agentes para as novas unidades exigirá a criação de plantões extras ou um sistema de revezamento, aumentando a sobrecarga dos policiais.

O Sindpesp também alerta para possíveis prejuízos ao atendimento nas delegacias e à condução de investigações em razão da redução no efetivo. Valadares destaca que a carência de concursos públicos e a saída de policiais para outros estados, devido aos baixos salários pagos em São Paulo, agravam ainda mais o problema. Outro ponto de preocupação é o impacto na saúde dos profissionais. Segundo a delegada, há casos em que policiais precisam viajar até 200 quilômetros para cumprir plantões em mais de uma delegacia. “O governo ignora a sobrecarga e a saúde mental dos agentes, que já trabalham no limite”, afirma.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

O sindicato enviou um ofício à Delegacia Geral de Polícia questionando se há um estudo sobre a viabilidade estrutural das novas DDMs 24 horas e se os policiais deslocados receberão indenizações. Também pediu esclarecimentos sobre o cumprimento da jornada máxima de 40 horas semanais. Além disso, a entidade cobra do governo a reclassificação das DDMs de 3ª e 2ª para 1ª classe, medida prometida pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Para o Sindpesp, essa mudança garantiria mais estrutura e recursos humanos, além de reconhecimento ao trabalho das policiais que atuam nas unidades especializadas.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal News Noticias @2025 – Todos direitos reservados.