Lar Brasil Sean Baker faz história no Oscar com estatueta de Melhor Diretor e outros três prêmios

Sean Baker faz história no Oscar com estatueta de Melhor Diretor e outros três prêmios

por Jovem Pan
0 comentários
sean-baker-faz-historia-no-oscar-com-estatueta-de-melhor-diretor-e-outros-tres-premios

Ele já vinha sendo considerado como um dos favoritos, tendo vencido prêmios importantes como o DGA, PGA, WGA e o Critics’ Choice Awards, além de ter levado a Palma de Ouro no Festival de Cannes no ano passado

EFE/EPA/ALLISON DINNER

O foco em trabalhadores do sexo – como prostitutas ou atores pornô – foi alvo de seus últimos cinco filmes

Sean Baker venceu o Oscar de Melhor Diretor em 2025 por seu trabalho à frente do filme Anora. Ele já vinha sendo considerado como um dos favoritos, tendo vencido prêmios importantes como o DGA, PGA, WGA e o Critics’ Choice Awards, além de ter levado a Palma de Ouro no Festival de Cannes no ano passado. No Oscar, venceu também Melhor Edição, Melhor Roteiro, tornando-se a primeira pessoa com quatro estatuetas pelo mesmo filme. Além disso, viu a pupila Mikey Madison ganhar Melhor Atriz. Em seu discurso, Baker celebrou o cinema independente e pediu para as pessoas cultivarem o hábito de frequentar as salas de exibição.

Siga o canal da Jovem Pan Entretenimento e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Sean Baker vence Oscar de Melhor Diretor

O foco em trabalhadores do sexo – como prostitutas ou atores pornô – foi alvo de seus últimos cinco filmes, desde Starlet (2012), que lhe rendeu seu primeiro grande prêmio, o Independent Spirit Awards.

“Me tornei amigo delas [trabalhadores sexuais] e percebi que há milhões de histórias vindas daquele mundo. Se há uma intenção com todos esses filmes, eu diria que é contar histórias humanas, ao contar histórias que são esperançosamente universais. Está ajudando a remover o estigma que sempre tem sido atrelado a esse estilo de vida”, opinou Sean Baker em conferência de imprensa recente, segundo a revista Variety.

Entre outros de seus trabalhos estão Tangerine (2015), sobre uma prostituta transexual. O longa foi exibido no Festival de Sundance e gravado com smartphones. Há ainda The Florida Project (2017), protagonizado Por Willem Dafoe, que aborda a história de uma ex-stripper que é mãe solo, e Red Rocket (2021), ambos também exibidos no Festival de Cannes.

Além de seus filmes no cinema, Sean Baker também criou e dirigiu programas de humor na TV com fantoches, como Greg The Bunny (2002) e Warren The Ape (2010).

Os indicados ao Oscar de Melhor Direção em 2025

Sean Baker – Anora

Brady Corbet – O Brutalista

James Mangold – Um Completo Desconhecido

Jacques Audiard – Emilia Pérez

Coralie Fargeat – A Substância

*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Fernando Dias

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal News Noticias @2025 – Todos direitos reservados.