Lar Esportes São Paulo registrou quase uma prisão por dia devido a furto de energia em 2024

São Paulo registrou quase uma prisão por dia devido a furto de energia em 2024

por Jovem Pan
0 comentários
sao-paulo-registrou-quase-uma-prisao-por-dia-devido-a-furto-de-energia-em-2024

Estabelecimentos comerciais foram os mais impactados, representando 86% dos casos, seguidos por indústrias, com 10%, e residências, com 4%

Fré Sonneveld/Unsplash

Furto de energia, conhecido popularmente como “gato”, é um crime previsto no Código Penal

Em 2024, as operações de combate ao furto de energia elétrica em São Paulo, conduzidas pela Enel em colaboração com órgãos de segurança pública, resultaram em 363 prisões. Este número representa um aumento expressivo em comparação ao ano anterior, quando foram registradas 219 prisões. As ações ocorreram em 424 operações, abrangendo 24 municípios da Grande São Paulo atendidos pela Enel, com uma média de quase uma prisão por dia.

Os estabelecimentos comerciais foram os mais impactados, representando 86% dos casos de furto de energia, seguidos por indústrias com 10% e residências com 4%. O furto de energia, conhecido popularmente como “gato”, é um crime previsto no Código Penal, com penas que variam de um a oito anos de reclusão.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Além das consequências legais, essa prática compromete a qualidade do fornecimento de energia, eleva os custos para os consumidores e coloca vidas em risco devido ao potencial de acidentes fatais causados por ligações irregulares. Para coibir novas ocorrências, a Enel mantém um programa contínuo de inspeção e investe em ações educativas. A concessionária também disponibiliza uma área exclusiva em seu site para denúncias de fraudes.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal News Noticias @2025 – Todos direitos reservados.