Lar Policia Promotoria diz que vai entrar com ação contra troca de nome da GCM para Polícia Municipal em SP

Promotoria diz que vai entrar com ação contra troca de nome da GCM para Polícia Municipal em SP

por admin
0 comentários
promotoria-diz-que-vai-entrar-com-acao-contra-troca-de-nome-da-gcm-para-policia-municipal-em-sp

Após a mudança do nome da GCM (Guarda Civil Metropolitana) para Polícia Municipal ser aprovada na Câmara de São Paulo, nesta quinta-feira (13), o Ministério Público afirmou que vai ajuizar uma ação contra a troca.

A Promotoria argumenta que a expressão “polícia” é utilizada para órgãos específicos, com atribuições bem delineadas no texto constitucional, que não se confundem com as das guardas. Por isso, o município não poderia alterar a denominação, mesmo que ambas possam atuar na área de segurança pública.

Entre essas funções autorizadas para as guardas, segundo a decisão mais recente do STF (Supremo Tribunal Federal), estão o policiamento ostensivo e a possibilidade de fazer prisões em flagrante.

O PLO (Projeto de Emenda à Lei Orgânica) 8/2017, que altera a nomenclatura da corporação paulistana, foi aprovado por 42 votos. Como se tratava de alteração na Lei Orgânica, eram necessários 37 votos. O texto segue agora para promulgação.

A corporação da GCM reúne um efetivo de 7.039 agentes, sendo 5.318 homens e 1.721 mulheres. E também possui 610 viaturas, sendo 50 elétricas, e 225 motos.

Como a Folha mostrou em reportagem publicada nesta quinta (13), o Ministério Público já moveu ações contra medidas do tipo em outras 12 cidades. As cidades, com processos julgados entre 2019 e 2023, são Artur Nogueira (duas ações), Itu, Salto, Santa Bárbara d’Oeste, Amparo, Cruzeiro, Holambra, Pitangueiras, Jaguariúna, Vinhedo, Cosmópolis e São Sebastião.

Em 11 delas a Justiça julgou procedentes os pedidos da Promotoria. Em Cruzeiro e Holambra, as ações foram extintas sem a resolução do assunto. A Prefeitura de São Sebastião chegou a recorrer em 2023 da decisão, mas a medida foi negada.

A decisão sobre o caso de Itaquaquecetuba, como noticiado pelo Painel, também acatou um pedido do procurador-geral de Justiça de São Paulo, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa.

O prefeito da cidade criticou a decisão por meio de um vídeo divulgado nesta quarta-feira (12). “Se o próprio Supremo reconhece que os guardas municipais podem fazer policiamento, então quem pode fazer policiamento pode ser chamado do quê? De polícia. Se pode fazer policiamento urbano, são o quê? Polícias municipais. Então, TJ, você está numa instância inferior ao STF. Se o STF reconheceu, por favor, reveja essa decisão.”

Prefeitura de SP anuncia viaturas da Polícia Municipal

Nesta sexta-feira (14), a Prefeitura de São Paulo anunciou a nova viatura da agora chamada Polícia Municipal.

Em nota, a gestão municipal diz que a mudança não causará impacto orçamentário porque as viaturas operam sob contrato de locação e eventuais ajustes de layout não gerarão custos adicionais.

Além disso, a mudança nos uniformes será feita de forma gradual, assim como os demais itens de comunicação visual.

A Prefeitura diz trabalhar para o fortalecimento da segurança na cidade, citando reforço no efetivo, com a incorporação de 2.000 novos agentes. Também destaca que há uma frota veículos novos, todos entregues na atual gestão.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal News Noticias @2025 – Todos direitos reservados.