Lar Internacional Projeções de inflação continuam preocupando o Brasil

Projeções de inflação continuam preocupando o Brasil

por Alan Ghani
0 comentários
projecoes-de-inflacao-continuam-preocupando-o-brasil

O elevado gasto público tem pressionado a demanda agregada da economia acima da oferta, gerando pressões nos preços

EVANDRO LEAL/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO

A leitura do mercado é baseada na premissa de que a politica monetária sozinha não é suficiente para controlar a alta dos preços

O boletim Focus, que reúne a mediana das projeções macroeconômicas das principais instituições financeiras, trouxe mais uma vez um aumento da projeção de inflação. Na semana anterior, a projeção do IPCA estava em 5,65%; nesta edição passou para para 5,68%. Mais importante importante que o número em si é a tendência. Por várias semanas consecutivas, a expectativa de inflação sobe, a despeito da Selic encontrar-se em patamar restritivo.

A leitura do mercado é baseada na premissa de que a politica monetária sozinha não é suficiente para controlar a alta dos preços. Para muitos economistas e analistas, o governo deveria fazer a sua parte com o ajustes nas contas públicas, principalmente pelo fato de a inflação estar ligada à política fiscal expansionista.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

O elevado gasto público tem pressionado a demanda agregada da economia acima da oferta, gerando pressões nos preços. Além disso, eleva o dólar, com impactos de alta nos preços, e piora as previsões inflacionárias. Tudo indica que essa política deverá continuar a fim de evitar o desaquecimento da economia em curso. Isso significa que a inflação continuará subindo e as expectativas piorando.

*Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião da Jovem Pan.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal News Noticias @2025 – Todos direitos reservados.