Lar Região Paes apresenta projeto que cria Força de Segurança Armada e altera a Guarda Municipal do Rio

Paes apresenta projeto que cria Força de Segurança Armada e altera a Guarda Municipal do Rio

por da Redacao
0 comentários
paes-apresenta-projeto-que-cria-forca-de-seguranca-armada-e-altera-a-guarda-municipal-do-rio

Se o projeto for aprovado, a Guarda Municipal mudará o nome para Força de Segurança Municipal (FSM) e irá criar uma ‘divisão de elite’ que terá 4.500 homens até 2028, segundo o prefeito do Rio

Tomaz Silva/Agência Brasil

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, apresentou um novo projeto à Câmara Municipal que visa a criação da Força de Segurança Municipal

O prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes enviou um novo projeto que visa a criação da Força de Segurança Municipal nesta segunda-feira (10). O texto inclui a possibilidade de armamento para os guardas municipais, uma medida que antes não estava prevista no primeiro texto enviado à Câmara, em fevereiro.

Se o projeto for aprovado, a Guarda Municipal mudará o nome para Força de Segurança Municipal (FSM) e irá criar uma “divisão de elite” que terá 4.500 homens até 2028, de acordo com o prefeito. Essa seleção incluirá provas de conhecimentos específicos, testes de aptidão física, além de um curso de formação e exames de saúde, tanto físicos quanto toxicológicos, além de avaliações psicológicas e investigações sociais.

“Quando a gente divulgou o projeto, ainda não tínhamos a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que consagra a competência das Guardas Municipais de (fazer) policiamento ostensivo. Esse (novo) projeto vai dispor sobre essa transformação da Guarda Municipal na Força de Segurança, além de deixar muito claro que o papel dessa nova força passa a ser de policiamento ostensivo e preventivo na forma do entendimento do STF”, disse Paes nas redes sociais na última sexta-feira (7).

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Vereadores apoiam a mudança 

Em fevereiro, Paes e vereadores se reuniram para debater a nova proposta. De acordo com Caio Caiado, presidente da Câmara, os vereadores sempre tiveram o desejo de que a estrutura da Guarda Municipal fosse melhor aproveitada, com treinamento específico para uso de armamento. O projeto também agradou a aposição.

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Publicado por Nátaly Tenório

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal News Noticias @2025 – Todos direitos reservados.