Lar Saúde Onda de calor vai continuar e impactar o agro

Onda de calor vai continuar e impactar o agro

por Kellen Severo
0 comentários
onda-de-calor-vai-continuar-e-impactar-o-agro

De acordo com a agência climática americana (NOAA), fenômeno La Niña, apontado como um dos motivos para a altas temperaturas e falta de chuvas no Sul do país, deverá acabar em abril 

A partir eh do dia 25, 26 de fevereiro, ou seja, meados da próxima semana, esse calor vai embora

A agência climática americana (NOAA) revelou na última semana que o fenômeno La Niña deverá acabar em abril. Após um período de neutralidade climática, a expectativa agora é que um segundo La Niña ocorra ainda neste ano. O fenômeno é apontado como um dos motivos para a altas temperaturas e falta de chuvas no Sul do país.

Confira parte da conversa que tive com o diretor da Rural Clima, Marco Antonio dos Santos!

A atuação do La niña, La niña depois de La niña significa o que? Essa atualização da NOAA é algo bastante importante para a gente entender como vai ser 2025 e 2026 para as lavouras do Brasil?
Se realmente se confirmar uma La niña sobre La niña, teremos apenas um ‘repeteco’ do que foi 21/22 aqui no Brasil. Ou seja, uma quebra bastante significativa não só no Rio Grande do Sul, como está acontecendo esse ano, mas em todo o Sul. É só se recordar do que aconteceu no Brasil não só no Brasil, mas na América do Sul, na safra 21/22 quando nós tivemos uma segunda La niña.Então, realmente, se isso se confirmar, a safra 25/26 pode ser um desastre no Sul e uma mega safra nas regiões centrais e Norte do Brasil. Então poderíamos ter um repeteco aí do ano 21/22. Lógico que ainda está muito cedo para afirmar de fato essa La niña. Porque quando você olha projeções bem mais estendidas, há uma tendência até de que o verão de 2026 possa ser formado por um El Niño, olha só que loucura que estão esses modelos. A La niña perpetua até pelo menos a primavera de 2025 e depois pede força e volta a [ter] uma tendência.   El Niño está começando a ganhar um pouquinho de força. Então precisamos ficar de olho, mas caso isso se confirme de fato é extremamente preocupante principalmente para o Sul do Brasil.

Vamos voltar o nosso radar aqui para o curto prazo. E aí você mostrou pra gente anomalias de temperatura que são esses calorões, essa estiagem perdurando em áreas aqui do centro a sul do Brasil. Isso vai permanecer entre fevereiro e março? Quais efeitos colaterais na safra agrícola que você pode adiantar para a gente?
A partir eh do dia 25, 26 de fevereiro, ou seja, meados da próxima semana, esse calor vai embora. Então o grande problema todo está nesses próximos 10 dias, onde teremos essa nova onda de calor seguido principalmente nas regiões Sudeste e partes do Centro-Oeste com poucas chuvas. De um lado, isso favorece o andamento da colheita da soja, que está bem atrasado no Cerrado e também o plantio da nova safra de grãos, principalmente de milho safrinha. Porém, o fato de você estar com poucas chuvas e temperaturas muito elevadas, isso pode atrapalhar não a colheita da soja, mas o plantio do milho safrinha que pode ficar um pouco mais atrasado.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal News Noticias @2025 – Todos direitos reservados.