Lar Internacional Governo federal condena obstrução de ajuda humanitária em Gaza

Governo federal condena obstrução de ajuda humanitária em Gaza

por Jovem Pan
0 comentários
governo-federal-condena-obstrucao-de-ajuda-humanitaria-em-gaza

Itamaraty classificou a interrupção como ‘grave violação do direito internacional’ e cobrou cumprimento dos termos do acordo de cessar-fogo e o engajamento nas negociações a fim de garantir cessação permanente

(Foto: Charles Sholl/Futura Press/Folhapress)

O Itamaraty enfatizou que a obstrução deliberada da ajuda humanitária agrava a já precária situação na região e enfraquece o cessar-fogo em vigor

O governo federal do Brasil manifestou críticas na última segunda-feira (3) à decisão de Israel de interromper a entrega de suprimentos humanitários na Faixa de Gaza. Em uma nota oficial divulgada pelo Itamaraty, a ação foi classificada como uma “grave violação do direito internacional”. A suspensão da ajuda humanitária, decidida por Israel no último domingo, gerou uma resposta oficial do governo brasileiro na noite de segunda-feira, destacando a preocupação com o uso político da assistência humanitária.

O Itamaraty enfatizou que a obstrução deliberada da ajuda humanitária agrava a já precária situação na região e enfraquece o cessar-fogo em vigor. O governo brasileiro, liderado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, instou todas as partes envolvidas a cumprirem rigorosamente os termos do acordo de cessar-fogo. A nota também apelou para o engajamento em negociações que assegurem a cessação permanente das hostilidades, a retirada das forças israelenses de Gaza, a libertação de reféns e o estabelecimento de mecanismos eficazes para a entrada de assistência humanitária de forma desimpedida e previsível.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

A manifestação do governo brasileiro reflete a preocupação com a situação humanitária em Gaza e a necessidade de uma solução pacífica e duradoura para o conflito. Em Brasília, aguarda-se uma nova declaração do presidente Lula sobre o assunto.

– Confira a nota divulgada pelo Itamaraty:

Suspensão da Entrada da Ajuda Humanitária na Faixa de Gaza

O governo brasileiro deplora a decisão israelense de suspender a entrada de ajuda humanitária em Gaza, que exacerba a precária situação humanitária e fragiliza o cessar-fogo em vigor.

Ao exortar à imediata reversão da medida, o Brasil recorda que Israel tem obrigação – conforme reconhecido pela Corte Internacional de Justiça em suas medidas provisórias de 2024 – de garantir a prestação de serviços básicos essenciais e assistência humanitária à população de Gaza, sem impedimentos. A obstrução deliberada e o uso político da ajuda humanitária constituem grave violação do direito internacional humanitário.

O Brasil insta as partes ao estrito cumprimento dos termos do acordo de cessar-fogo e ao engajamento nas negociações a fim de garantir cessação permanente das hostilidades, retirada das forças israelenses de Gaza, libertação de todos os reféns e estabelecimento de mecanismos robustos para ingresso de assistência humanitária desimpedida, previsível e na necessária escala.

*Com informações de Marília Ribeiro 

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal News Noticias @2025 – Todos direitos reservados.