Lar Policia Galípolo se compromete com mais uma alta do juro sem definir a magnitude

Galípolo se compromete com mais uma alta do juro sem definir a magnitude

por admin
0 comentários
galipolo-se-compromete-com-mais-uma-alta-do-juro-sem-definir-a-magnitude

Só para assinantes

Assine UOL

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, acompanhado de Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress

O Comitê de Política Monetária (Copom) não só elevou a taxa de juros para 14,25% – a maior desde a era Dilma Roussef, como se comprometeu com mais um aumento.

Só não definiu o tamanho. Disse apenas que “antevê, em se confirmando o cenário esperado, um ajuste de menor magnitude na próxima reunião”.

Ou seja, não teremos mais uma alta de 1 ponto da taxa Selic, mas pode ser de 0,75 ponto, 0,5 ponto, 0,25 ponto.

E vai ser a primeira sem nenhuma “herança” do ex-presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

Se o governo e o PT forem buscar culpados, a responsabilidade será de Gabriel Galípolo, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A alta de juros decidida nesta quarta-feira (19) já era esperada e também estava dentro do previsto novos reajustes dada a força da inflação.

As expectativas para o IPCA estão em 5,7% em 2025 e 4,5% em 2026, muito acima da meta de 3%.

O que chamou atenção foi o Copom não ter precisado de quanto serão os próximos reajustes e também uma linguagem um pouco condescendente com a política fiscal.

“A percepção dos agentes econômicos sobre a política fiscal e a sustentabilidade da dívida segue impactando de forma relevante os preços de ativos e as expectativas dos agentes”, diz o comunicado.

Continua após a publicidade

Na visão do BC, portanto, a política fiscal frouxa é uma realidade factual ou uma percepção do mercado?, questionavam economistas e operadores ouvidos pela coluna.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sempre defendeu que trata-se mais de uma percepção do mercado, enquanto Campos Neto dizia que é um fato.

E o que acha Galípolo?

Era a dúvida na cabeça de todos depois de ler o comunicado

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal News Noticias @2025 – Todos direitos reservados.