Lar Saúde Deputados do PT pedem à PGR que Bolsonaro passe a usar tornozeleira eletrônica

Deputados do PT pedem à PGR que Bolsonaro passe a usar tornozeleira eletrônica

por Jovem Pan
0 comentários
deputados-do-pt-pedem-a-pgr-que-bolsonaro-passe-a-usar-tornozeleira-eletronica

Os parlamentares Lindbergh Farias (RJ) e Rogério Corrêa (MG) formalizaram o pedido; além do monitoramento eletrônico, petistas querem que ex-presidente seja impedido de deixar Brasília e de se aproximar das embaixadas no Brasil

MATEUS BONOMI/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO

Deputados relembram quando Bolsonaro teve seu passaporte retido pela PF e buscou refúgio na embaixada da Hungria

Nesta sexta-feira (7) os deputados do Partido dos Trabalhadores (PT) pedriam à Procuradoria Geral da República que o ex-presidente Jair Bolsonaro seja submetido ao uso de tornozeleira eletrônica. Este pedido foi formalizado por Lindberg Farias, do PT do Rio de Janeiro, e Rogério Correa, do PT de Minas Gerais. Além do monitoramento eletrônico, os parlamentares também pedem que Bolsonaro seja impedido de deixar Brasília ou de se aproximar das embaixadas brasileiras, a menos que uma decisão judicial específica permita sua saída.

Os deputados justificam essa solicitação com base no que consideram ser um risco de fuga por parte do ex-presidente, o que poderia complicar sua resposta ao processo judicial em andamento. Eles relembram um incidente ocorrido no ano anterior, quando Bolsonaro teve seu passaporte retido pela Polícia Federal e buscou refúgio na embaixada da Hungria, onde permaneceu por dois dias. Este comportamento, conforme relatado pelo jornal The New York Times, é visto pelos parlamentares como um indicativo de risco de asilo diplomático, o que poderia dificultar o andamento do processo judicial.

A situação de Jair Bolsonaro se complica ainda mais com a denúncia feita pela Procuradoria Geral da República em fevereiro, que o acusa, junto com outras 36 pessoas, de uma suposta tentativa de golpe de estado. Este caso está atualmente sob análise do Supremo Tribunal Federal. Caso a Procuradoria aceite o pedido dos deputados, a questão será encaminhada ao Supremo para que os ministros façam uma avaliação detalhada.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Os parlamentares do PT argumentam que as medidas restritivas solicitadas estão em conformidade com o artigo 319 do Código de Processo Penal. O objetivo principal dessas medidas é garantir que Bolsonaro permaneça em Brasília para responder adequadamente à ação judicial. A decisão final sobre a implementação dessas restrições caberá ao Supremo Tribunal Federal, que avaliará a necessidade e a legalidade das medidas propostas.

*Com informações de Aline Beckety 

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal News Noticias @2025 – Todos direitos reservados.