Lar Politica Deputado questiona governo Tarcísio sobre demissão de auxiliares de alunos com autismo

Deputado questiona governo Tarcísio sobre demissão de auxiliares de alunos com autismo

por Jovem Pan
0 comentários
deputado-questiona-governo-tarcisio-sobre-demissao-de-auxiliares-de-alunos-com-autismo

Medida tem gerado preocupação entre pais e professores da rede estadual, que temem prejuízos no suporte oferecido aos estudantes

Divulgação/Alesp

O deputado estadual Rafa Zimbaldi no plenário da Alesp

O deputado estadual Rafa Zimbaldi (Cidadania-SP) cobrou esclarecimentos do governo de São Paulo sobre a possível demissão em massa de auxiliares que atendem alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras deficiências. A medida tem gerado preocupação entre pais e professores da rede estadual, que temem prejuízos no suporte oferecido aos estudantes.

Os profissionais, chamados de Profissionais de Apoio Escolar para Atividades Escolares (PAE-AEs), auxiliam alunos com TEA durante as aulas. Até o ano passado, cada auxiliar atendia um único estudante, garantindo um suporte individualizado. No entanto, o governo estadual propôs que cada profissional passe a atender até cinco alunos simultaneamente, cabendo à escola decidir se mantém atendimento exclusivo para casos mais graves.

Diante disso, Zimbaldi protocolou um ofício na Secretaria de Educação, comandada por Renato Feder, questionando se a dispensa dos auxiliares é definitiva, como será a realocação desses profissionais e se há previsão para novas contratações. O deputado afirmou que a questão é urgente, especialmente com o início do ano letivo. A mudança tem gerado protestos em diversas cidades do estado, com manifestações e abaixo-assinados organizados por famílias de estudantes com deficiência.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

A legislação federal 12.764/2012, conhecida como “Lei Berenice Piana”, garante o direito de alunos com TEA a um acompanhante especializado em sala de aula. Atualmente, São Paulo conta com cerca de 9.000 auxiliares. No ano passado o governo abriu edital para contratar mais mil profissionais terceirizados.

Publicada por Felipe Dantas

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal News Noticias @2025 – Todos direitos reservados.