Lar Educação Defesa de Walter Braga Netto contesta denúncia da PGR: ‘Filme ruim e sem sentido’

Defesa de Walter Braga Netto contesta denúncia da PGR: ‘Filme ruim e sem sentido’

por da Redacao
0 comentários
defesa-de-walter-braga-netto-contesta-denuncia-da-pgr:-‘filme-ruim-e-sem-sentido’

Advogados do general ainda dizem que Mauro Cid ‘foi coagido pela PF a corroborar com a linha investigativa por ela sustentada, retirando toda a espontaneidade da declaração’

José Dias/PR

Eles argumentam que uma das declarações do tenente-coronel foi ‘extraída à fórceps’

A defesa de Walter Braga Netto apresentou sua contestação à denúncia da Procuradoria Geral da República (PGR) no Supremo Tribunal Federal (STF), que envolve uma possível tentativa de golpe de Estado. Desde dezembro, Braga Netto se encontra em prisão preventiva e é um dos 34 indivíduos implicados na investigação, que também inclui o ex-presidente Jair Bolsonaro. Os advogados de Braga Netto qualificaram a denúncia como “vazia” e “surrealista”, contestando a delação do tenente-coronel Mauro Cid.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

“Tal qual um filme ruim e sem sentido, a denúncia apresenta furos em seu roteiro que desafiam qualquer lógica plausível. De forma surrealista, sustenta absurdos como o plano de prisão de uma pessoa morta. Se não há compromisso com a lógica, certamente que não há nenhum comprometimento com a prova”, diz a defesa.

Os advogados ainda dizem que Cid “foi coagido pela PF a corroborar com a linha investigativa por ela sustentada, retirando toda a espontaneidade da declaração”, e acusa Alexandre de Moraes de “extrapolar” suas funções como magistrado “O ato de homologar o acordo de colaboração mesmo após a PGR apontar diversos vícios, se não suficiente, foi sucedido de outros atos concretos que, com o devido respeito, fogem ao limite da atuação do magistrado no âmbito do acordo de colaboração premiada e ferem a estrutura acusatória do processo penal”, dizem.

“O conjunto excessivo de informação despejado nos diversos procedimentos que compõem o presente caso se mostra, ainda, totalmente desorganizado, a ponto de impedir a identificação da prova referente a cada alegação acusatória”, continuam os advogados.

Em relação à alegação de que Braga Netto teria financiado um plano denominado “Copa 2022”, os defensores do general afirmam que essa acusação é infundada. Eles argumentam que a declaração do tenente-coronel foi “extraída à fórceps”. “Além de referida afirmação ter sido extraída à fórceps do colaborador após coação, muitas mudanças de versões, e através de delação completamente viciada e desprovida de provas sustentadoras do relato, a denúncia não narra as circunstâncias de referido financiamento”, afirmam os advogados.

Além disso, a defesa solicitou que a denúncia fosse rejeitada e que o caso fosse transferido para a primeira instância, sustentando que Braga Netto não possui mais foro privilegiado. O general, que ostenta o título de quatro estrelas, é o militar de maior patente envolvido na investigação e atualmente está detido em uma sala na Vila Militar, no Rio de Janeiro, sob vigilância constante.

*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Fernando Dias

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal News Noticias @2025 – Todos direitos reservados.