PEDRO KIRILOS/ESTADÃO CONTEÚDO
Sabrina Sato, rainha de Bateria da Vila Isabel, representa o sangue, que é o que os Dráculas da bateria almejam
04h30 – Encerramos a transmissão aqui. Obrigado por acompanhar e hoje às 22h voltaremos com o último dia do Carnaval do Rio de Janeiro.
04h25 – O portão se fecha com 77 minutos.
04h20 – Escola se dirige para o fim do desfile tranquilamente.
04h18 – O último carro traz uma bruxa que vai e vem como em barco viking, além de levar a bandeira da escola.
04h16 – “Palhaço”, “Beetlejuice”, “Espantalho”, “Zumbi” e “Abóboras” foram as alas seguintes.
REGINALDO PIMENTA/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO
04h13 – “Quem tem Medo do Bicho-Papão” é o quinto carro, que apresenta diversos monstros, como o do filme “Monstros S.A”.
04h12 – Proxímas alas apresentam monstros do folclore brasileiro, como “Bruxa”, “Cuca”, “Homem do Saco” e “Bicho Papão”
04h10 – No carro seguinte, o quarto, apresenta vampiros em terror mais medieval e clássico. O centro do carro abre e estende os dizeseres “Nas redondezas credo em cruz, ave maria”, depois se fecha e revela as tumbas onde estão os dancarinos. “Um Baile no Castelo Mal-Assombrado” é o nome do carro.
04h06 – As salas seguinte apresenta assombrações de criança, como a “Noiva de Branco” e “Rasga-Mortalha”.
03h57 – Sabrina Sato, rainha de Bateria, representa o sangue, que é o que os Dráculas da bateria almejam.
THIAGO RIBEIRO/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO
03h55 – Próxima ala é a “Missa dos Mortos”.
03h53 – A seguinte ala mostra Corpos Secos. Personagem medieval que chega pelas naus no Brasil.
03h48 – Carro de número 3 agora apresenta uma embarcação fantasma, com pessoas imitando o movimento da água e seugem o movimento do barco. O nome da alegoria é “Gaiola Encantada: a Embarcação Mal-Assombrada”. Nos vidros aparecem assombrações, formadad por mais de 70 projetores.
03h45 – “Yacuruna”, protetor dos rios e dos lagos, e “João Galafuz” crença dominante entre os pescadores, dada a uma espécie de duende, que aparece durante à noite, emergindo do mar, seguem. Depois, a próxima ala mostra arrais e águas-vivas.
03h43 – Ala que segue o carro apresenta Iara, mãe d’água e espécie de sereia.
REGINALDO PIMENTA/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO
03h40 – O segundo carro, chamado Fogo de Boitatá e Vento de um Saci-Pererê”, apresenta o Boi Tatá na frente do carro, que vai de encontro ao tema do carro, que são as assombrações brasileiras. Saçi também está contido no carro.
03h38 – Próxima ala mostra os Curupiras, seguido de uma com os Mapinguari, criatura do folclore amazônico, descrito como um ser coberto de pelos vermelhos, com um olho só e uma boca imensa no lugar do umbigo, vagando em busca de animais e pessoas para se alimentar!
03h37 – Ala seguinte é “Anhangá”, espírito poderoso, que protegia as matas, os rios e os animais selvagens.
3h36 – Na próxima ala, apresentam-se lobisomens.
03h35 – A ala que segue apresenta mitos da floresta, a Onça-Boi, que dá nome a ala.
03h30 – O Abre Alas é um trem fantasma. Existe um carro andando no trilho no meio da alegoria. Diversas pessoas vestidas de fantasmas estão penduradas na lateral dos carro. São 12 mil metros de pano branco para cobrir 120 pessoas. O nome do carro é “Embarque nesse Trem da Ilusão”. Martinho da Vila, presidente de honra da escola, vem neste carro.
03h27 – A ala das baianas apresenta diversas formas de proteção de várias crenças diferentes, como trevos de quatro folhas, búzios, espelhos, estrelas de David, etc. O nome é “Amuletos, Rezas e Patuás”.
03h24 – Comissão de frente faz referência as origens do Halloween, com representações de Jack Lanterna, a abóbora clássica da festa. Estava representado em um drone que voava na Avenida, mas o mesmo caiu.
03h20 – Escola vem pra Sapucaí com:
Alas: 30
Alegorias: 6 carros
Componentes: 2.800
03h10 – Unidos da Vila Isabel inicia a última apresentação do segundo dia de desfiles no Rio de Janeiro!
02h50 – Ficha técnica
Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos de Vila Isabel
Fundação: 04/04/1946
Cores: Azul e Branco
Presidente de Honra: Martinho da Vila
Presidente: Luiz Guimarães
Enredo 2025: Quanto mais eu rezo, mais assombração aparece
Carnavalesco: Paulo Barros
Diretor de Carnaval: Moisés Carvalho
Intérprete: Tinga
Mestre de Bateria: Macaco Branco
Rainha de Bateria: Sabrina Sato
Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Marcinho Siqueira e Cristiane Caldas
Comissão de Frente: Alex Neoral e Márcio Jahú
02h48 – Próxima e última escola a entrar nessa noite na Sapucaí é a Unidos de Vila Isabel, com foco em seres fantásticos, com enredo “Quanto mais eu rezo, mais assombração me aparece”.
02h44 – Desfile da Salgueiro acaba com 78 minutos.
02h38 – Desfile vai se encaminhando para o fim.
02h35 – Último e sexto carro mostra os Exús, e uma lua com São Jorge. O nome da Alegoria é “Sou eu Malandragem de Corpo Fechado”. A representação é de proteção.
02h33 – As próximas alas apresentam agora crenças do Candomblé, com nomes “Padê o Exu”, “Vestido com as armas de Jorge”, Ala das Crianças: “Na Proteção da Ibejada”,“Fartura aos Caboclos”, “Quem me Protege não Dorme” e “Salve o Povo de Rua”.
02h30 – “Os Mistérios do Axé, meu Candomblé” é o nome do terceiro tripé, com mais de três mil litros de água e que representa a lavagem de Iemanjá.
02h26 – O quinto carro chama “A Pajelança do Catimbó”, e continua na temática indigéna. Adornado com povos originários e representações da natureza.
02h24 – As próximas alas começam a apresentar o tema dos amuletos indígenas, com nomes de “Amuleto Indígena: Muiraquitã”, “Os Encantados Caruanas”, “Toré dos Pankararus”, “Pajelança”.
Foto: PEDRO KIRILOS/ESTADÃO CONTEÚDO
02h21 – O quarto carro representa a fé no sertão, com representações de Nossa Senhora, diabos nas garrafas e carrancas.
02h18 – A bateria vem com nome de “Jesuíno Brilhante” com trajes que lembram as roupas do velho nordeste.
02h14 – “Pontuás e Amuletos do Cangaço” é o nome da ala que segue o terceiro carro, seguidos dos pacistas, que mostram a crenças nos diabos presos em garrafas.
02h09 – Carro de número três tem em foco novamente os malês, africanos islamicos que foram escravizados no Brasil. Alegoria homenagea a mistura entre as religioes africanas e o catolicismo.
01h59 – O segundo tripé vem logo depois com cavalos a frente da alegoria. Os animais soltam fumaça pelo nariz. O nome é “Sou Herança dos Malês”.
01h55 -Segundo carro traz o foco em Exú pimenta. Carro é carregado de referencias a fruta. Nome da alegoria é “Chegou Exú Pimenta e a Falange de Xangô”
Foto: PEDRO KIRILOS/ESTADÃO CONTEÚDO
01h52 – O Abre Alas tem um boneco que faz o movimento de pilar, com o pilão na mão, e que gira de um lado para o outro. Alegoria também carrega a velha guarda. “Firma Ponto ao Sentinela, Pede a Bênção pra Vovô” é o nome.
RJ Foto: PEDRO KIRILOS/ESTADÃO CONTEÚDO
01h49 – Baianas estão cobertas de pimentas e carregando ramos de arruda, que seriam para espantar mau-olhado. Nome é da ala é ““Salgueiro é pra quem tem Fé”.
01h47 – Segundo tripé é adornado com chifres, de nome “Vem no Tambor da Academia”, com cores bejes com destaques vermelhos.
01h41 – Primeiro tripé tem representações de um terreiro e um preto velho, além de uma representação de Xangô.
01h38 – Comissão de frente representa o como se fosse o fechamento de corpo do Salgueiro. Oferenda para pedir proteção a caminho do título.
01h36 – Escola é formada por:
Alas: 26
Alegorias: 6 carros + 4 tripés
Componentes: 3.300
01h28 – Salgueiro entra na avenida!
01h20 – Xande de Pilares, Salgueiro de coração, canta “Tá Escrito” durante o aquecimento da escola.
01h15 – Ficha técnica
Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro
Fundação: 05/03/1953
Cores: Vermelho e Branco
Presidente de Honra: Djalma Sabiá
Presidente: André Vaz da Silva
Enredo 2025: Salgueiro de corpo fechado
Carnavalesco: Jorge Silveira
Diretor de Carnaval: Wilsinho Alves
Intérprete: Igor Sorriso
Mestres de Bateria: Guilherme e Gustavo
Rainha de Bateria: Viviane Araújo
Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Sidcley Santos e Marcella Alves
Comissão de Frente: Paulo Pinna
01h10 – Acadêmicos do Salgueiro é terceira escola da noite a se apresentar com o enredo “Salgueiro de Corpo Fechado”, mergulhando em rituais de proteção, utilizados por diversas culturas ao longo do tempo, incluindo crenças africanas, práticas indígenas e elementos da cultura popular carioca.
01h05 – Portão se fecha com 76 minutos e acaba o desfile da Beija-flor.
0h55 – Passagem da Beija-Flor vai se encerrando.
Foto: REGINALDO PIMENTA/AGÊNCIA O DIA/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO
0h53 – O sexto e o último carro, com nome de “O Cristo Preto me Fez quem eu Sou” faz referência a ouro desfile de Laila, onde a faixa que teria uma mensagem enrolou e acabou ficando ilegível. Escola deve perder pontos.
Foto: PEDRO KIRILOS/ESTADÃO CONTEÚDO
0h50 – O carro de número 5 apresenta Laíla e João 30. Carro é nomeado como “O Recomeço – Laíla, Beija-Flor e a Comunidade Nilopolitana”
0h47 – O segundo tripe representa um desfile de 1969, que foi Abre Alas com Iemanjá no centro, que gira em 360º. Chamado “Odoyá, Iemanjá! – O Cumprimento da Promessa”, representa a promessa de Laíla de levar a escultura de Iemanjá a praia com a vitória no carnaval em 1969.
0h45 – O quarto carro apresenta mãos como se regessem uma orquestra na parte de trás. Chamado “Maestro Regente de Nossa Gente – A Perfeita Simbiose entre o Erudito e o Batuque Popular”.
0h41 – Bateria é nomeada “Regente da Orquestra Popular”.
0h39 – Próxima ala que segue a alegoria chama “Gênio de Ouvido Perfeito – O Raro Dom da Audição Apurada”.
0h36 – O terceiro carro representa o protagonismo negro, com referência a ligação de entre o céu e a terra.
0h32 – O segundo carro, chamado de “Ninguém Tem Mais Fé do que Eu”, representa o sincretismo, em espécie de altar para Laíla, com 480 velas feitas em tubos de PVC e as diversas crenças representadas, com um Oxalá em destaque no centro do carro.
0h26 – Próximas alas representam as crenças de Laíla, sendo elas “Católico Apostólico Romano – A Fé em Deus Acima de Tudo”, “A Fé Refletida nos Amuletos e Símbolos de Proteção”, “Os Caboclos e a Energia de Cura da Mata”, “O Sortilégio da Magia Cigana”, “Salve as Crianças! A Pureza e a Doçura dos Brincantes Ibejis” e “As Santas Almas Benditas – Quanto Amor no Aconselhamento aos seus ‘Fios”.
Foto: PEDRO KIRILOS/ESTADÃO CONTEÚDO
0h12 – O carro Abre Alas chama Xangô me Guia, e representa o fogo de Xangô, com uma representação do Orixá e seu machado de duplo vértice. Existem diversos panos que causam o efeito de chama em volta da alegoria. Na frente do carro, dois animais de ofertório para Xangô, e o quiabo, principal alimento de Xangô.
0h09 – A ala das baianas representa Oya Iansã, com fogo na cabeça e madeira retorcida nas costas. O nome da ala é “Sopraram os Ventos de Oyá”.
Foto: REGINALDO PIMENTA/AGÊNCIA O DIA/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO
0h04 – Luzes se apagam e mostram Laíla em projeção o tripé.
PEDRO KIRILOS/ESTADÃO CONTEÚDO
0h01 – Comissão de frente tem um tripé adornado por 300 velas, representando um terreiro, com o nome de “Terreiro de Laíla”. Também com um Exú com seres voláteis e invocando a descida de Laíla como orixá.
23h57 – Escola é formada por:
Alas: 26
Alegorias: 6 carros + 3 tripés
Componentes: 3.200
23h56 – A Beija-flor entra na Sapucaí.
Foto: PEDRO KIRILOS/ESTADÃO CONTEÚDO
23h48 – Neguinho da Beija-Flor dá seu último grito de guerra antes do desfile da Beija-For. Ou como ele disse, seu penúltimo, pois o último será no desfile das campeãs.
23h29 – Ficha técnica
Grêmio Recreativo Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis
Fundação: 25/12/1948
Cores: Azul e Branco
Presidente de Honra: Aniz Abrahão David
Presidente: Almir Reis
Enredo 2025: Laíla de Todos os Santos, Laíla de Todos os Sambas
Carnavalesco: João Vitor Araújo
Diretor de Carnaval: Marquinho Marino
Intérprete: Neguinho da Beija-Flor
Mestres de Bateria: Rodney e Plínio
Rainha de Bateria: Lorena Raissa
Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Claudinho e Selminha Sorriso
Comissão de Frente: Jorge Teixeira e Saulo Finelon
23h28 – Próxima escola a desfilar é a Beija Flor, com o enredo “Laíla de Todos os Santos, Laíla de Todos os Sambas”, reconhecendo o trabalho do diretor Laila, que morreu em 2021 e será o grande homenageado da escola. Este será o último desfile de Neguinho da Beija-Flor.
23h25 – A escola encerrou seu desfile com 77 minutos.
23h22 – A escola vai encerrando seu desfile de maneira tranquila.
23h15 – O quinto carro representa o morro do Borel, com um DJ gigante no centro da alegoria, como se fosse uma grande festa.
23h11 – As próximas alas representam a chegada de Logun-Edé no morro do Borel, onde teria seu auge, e se relacionaria com a juventude da comunidade e daria suas qualidades para eles. São elas “Jovens Altivos como o Pavão”, “Jovens Versáteis como o Camaleão” e “ Livres como o Pequeno Pássaro”.
23h08 – “Refúgio em Abeokutá”, é a terceira alegoria e representa a tragédia, na qual foram submetidos muitos povos africanos. Carro é muito azul e com diversos peixes como adorno
23h05 – A Bateria representa o“Exército de Ijexá”
23h04 – “Os meus Afoxés”, alegoria homenageia os ritmos musicais, babalorixás e yalorixás, autoridades religiosas e é o quarto carro.
23h02 – Segue a ala, “Obaluaê, o Senhor da Vida e da Morte”, com o Tripé “Ologun-Edé” e as alas “Exército de Oyó” e “Exército de Daóme”, que narra a guerra entre o reino de Daomé e Ilexá, o povo de Logun-Edé
23h – A escola decidiu se apresentar sem Rainha de Bateria, porque Lexa, que seria a dona da posição, teve problemas durante a gestação e não conseguiu se apresentar. A escola considerou que ela é insubstituível.
22h56 – “Ossain, o Mestre das Ervas Medicinais” é a próxima ala, seguida de “Euá, a Princesa da Camuflagem”, representa as artimanhas para se camuflar na mata. Camuflagem ligada ao lagarto.
22h53 – “Ogum, o Ferreiro”, próxima ala, mostra o ensinamento de Ogum a Ogun-Edé a forjar as próprias armas. Dominar o metal para fazer as próprias espadas e armaduras.
22h50 – “O Griô”, próxima ala, mostra os Orixás que passam ensinamento para evolução de Ogun-Edé,como Orixá.
Foto: PEDRO KIRILOS/ESTADÃO CONTEÚDO
22h47 – O próximo carro, “Sou Eu, Sou Eu” traz a cabeça de Logun-Edé, Pai Oxóssi, mãe Oxum e a personalidade dele, a Fera, herdada dos pais. A alegoria tem as caras deles girando na frente do carro. Também faz uma representação de uma mata mítica, cultuando a natureza. Mais de 600 plantas utilizadas na alegoria.
22h44 – Ala que segue é “Adó e Ijexá”, trás o artefato cabaça para guardar os remédios Adô.
22h42 – Próxima ala é “Erin A“Ervas e Ilus”. Ilus são pequenos atabaques tocados para convocar os Orixás, enquanto as ervas, trazem proteção para o corpo físico de figuras maléficas.
22h40 – As alas que seguem representam os elefantes sagrados de Logun-Edé, chamado “Erin Ancestral”, e os presentes que são dados pelos Orixás para a glória de Logun-Edé , chamada “Sacerdotisas Ilexá”.
PEDRO KIRILOS/ESTADÃO CONTEÚDO
22h34 – Ainda no Abre Alas, grávidas que estão na alegoria são cercadas por chafarizes intermitentes.
22h31 – O Abre Alas traz a Oxum, grávida que foi consultar Orunmilá sobre o destino de seu filho Orum. O nome do carro é “Desejo de de Iyami Oxum. Também a alegoria é adornada com o jogo de búzios, onde se joga 16 búzios em uma peneira ou tabúa para consultar o destino.
22h29 – Alas que seguem são Á Luz de Orunmilá e Totem Ijexá.
22h24 – A comissão de frente apresenta a relação entre Logun-Edé e Oxalá, um dia Oxalá conheceu Logun-Edé e o levou para viver em sua casa sob sua proteção. Deu a ele companhia, sabedoria e compreensão. Depois mostra a “travessura” de Logun-Edé que o leva ao reino dos homens.
22h21 – Escola é composta por:
Alas: 26
Alegorias: 6 carros e 2 tripés
Componentes: 2.365
22h18 – A escola toma a Avenida.
22h01 – Ficha técnica
Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Tijuca
Fundação: 31/12/1931
Cores: Azul Pavão e Amarelo Ouro
Presidente: Fernando Horta
Enredo 2025: Logun-Edé: Santo Menino Que Velho Respeita
Carnavalesco: Edson Pereira
Diretor de Carnaval: Fernando Costa
Intérprete: Ito Melodia
Mestre de Bateria: Casagrande
Rainha de Bateria: Lexa
Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Matheus André e Lucinha Nobre
Comissão de Frente: Bruna Lopes e Ariadne Lax
22h – A Unidos da Tijuca abrirá o desfile na segunda noite com o enredo “Logun-Edé: Santo Menino Que Velho Respeita”, falando do orixá que carrega a essência da juventude e a força das tradições, sendo considerado um símbolo de esperança e renovação.
22h -Boa noite! Começamos a transmissão ao vivo do segundo dia dos desfiles do Grupo Especial das Escolas de Samba do Carnaval do Rio de Janeiro. Logo mais, às 22h, a Unidos da Tijuca a abre o segundo dia de desfiles da elite da folia carioca.