Lar Politica Chuvas em Santa Catarina tiram 1.315 pessoas de casa e municípios declaram situação de emergência

Chuvas em Santa Catarina tiram 1.315 pessoas de casa e municípios declaram situação de emergência

por Jovem Pan
0 comentários
chuvas-em-santa-catarina-tiram-1.315-pessoas-de-casa-e-municipios-declaram-situacao-de-emergencia

O Corpo de Bombeiros do Estado alerta para risco de deslizamentos, principalmente na Grande Florianópolis e no litoral norte; Defesa Civil informa que o risco de danos estruturais é elevado

PAULO GIOVANY/DIA ESPORTIVO/ESTADÃO CONTEÚDO

No domingo e na segunda, o órgão prevê a chegada de uma frente fria que trará temporais mais intensos

As fortes chuvas em Santa Catarina deixaram 320 pessoas desabrigadas e outras 995 desalojadas, informou a Secretaria da Proteção e Defesa Civil do Estado neste sábado (18). Alagamentos, deslizamentos e danos de infraestrutura fizeram 13 municípios declararem situação de emergência, incluindo a capital, Florianópolis.

A previsão do tempo para este sábado é de mais chuva. Segundo a Defesa Civil, à tarde haverá formação de áreas de instabilidade, pancadas de chuva, temporais isolados, raios, rajadas de vento e eventual granizo, especialmente no litoral catarinense. No domingo e na segunda, o órgão prevê a chegada de uma frente fria que trará temporais mais intensos.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

O Corpo de Bombeiros do Estado alerta para risco de deslizamentos, principalmente na Grande Florianópolis e no litoral norte. Como o solo já está saturado e há previsão de mais chuva neste e nos próximos dias, a corporação pede que a população fique alerta.

“Recomendamos que as pessoas que vivem em encostas ou áreas já afetadas pelas chuvas fiquem atentas a sinais de perigo, como trincas no solo ou movimentação de terra”, declarou o tenente-coronel Zevir Aníbal Cipriano Júnior. “Caso percebam qualquer indício de risco, é fundamental buscar imediatamente um local seguro”. A Defesa Civil informa que o risco de danos estruturais é elevado.

Confira orientações da Defesa Civil

– Evitar atravessar ruas alagadas e pontes submersas;
– Procurar abrigos seguros;
– Evitar áreas de risco, como morros e encostas;
– Ficar atento a árvores inclinadas e rachaduras em postes e muros, que podem indicar risco de queda.

Os municípios de Biguaçu, Camboriú, Itapema, Porto Belo, Tijucas e Balneário Camboriú receberam apoio emergencial da Defesa Civil. Em Biguaçu, foi registrado o maior volume de chuva: 434,8 mm em 48 horas. Em Florianópolis, o acumulado de chuva é de 375,6 mm.

O Corpo de Bombeiros informou que mobilizou cinco forças-tarefas; foram atendidas 433 ocorrências em 37 municípios desde o início da crise. São empregados na ação 330 bombeiros militares e comunitários, 94 viaturas e 48 embarcações.

Veja abaixo as cidades que decretaram emergência no Estado

– Camboriú;
– Tijucas;
– Biguaçu;
– Florianópolis;
– Porto Belo;
– Ilhota;
– Balneário Camboriú;
– São José;
– Palhoça;
– Governador Celso Ramos;
– Itapema;
– São Pedro de Alcântara;
– Gaspar

*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Carolina Ferreira

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal News Noticias @2025 – Todos direitos reservados.