Lar Brasil Chuvas deixam 320 pessoas desabrigadas e 995 desalojadas em Santa Catarina

Chuvas deixam 320 pessoas desabrigadas e 995 desalojadas em Santa Catarina

por Jovem Pan
0 comentários
chuvas-deixam-320-pessoas-desabrigadas-e-995-desalojadas-em-santa-catarina

13 cidades, incluindo a capital Florianópolis, declararam estado de emergência em resposta aos alagamentos e deslizamentos de terra

PAULO GIOVANY/DIA ESPORTIVO/ESTADÃO CONTEÚDO

O Corpo de Bombeiros emitiu um alerta sobre o risco de novos deslizamentos

As intensas chuvas que atingiram Santa Catarina desde 16 de janeiro resultaram em um cenário crítico, com 320 pessoas desabrigadas e 995 desalojadas, segundo informações da Secretaria da Proteção e Defesa Civil. Treze cidades, incluindo a capital Florianópolis, declararam estado de emergência em resposta aos alagamentos e deslizamentos de terra. A Defesa Civil também alerta sobre a possibilidade de uma nova frente fria, que pode trazer chuvas ainda mais fortes.

O Corpo de Bombeiros emitiu um alerta sobre o risco de novos deslizamentos, especialmente nas áreas da Grande Florianópolis e no litoral norte do estado. Os moradores que residem em regiões vulneráveis devem estar atentos a sinais de perigo, como a inclinação de árvores e o acúmulo de água nas ruas. As recomendações incluem evitar áreas alagadas e buscar abrigo.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Entre os municípios mais afetados estão Biguaçu, Camboriú, Itapema, Porto Belo, Tijucas e Balneário Camboriú. Biguaçu foi o local que registrou o maior volume de precipitação, com 434,8 mm em apenas 48 horas. Em Camboriú, aproximadamente 7 mil residências foram impactadas, e um caso notável envolveu uma mulher grávida que deu à luz em uma casa cercada pela água, com o auxílio da Defesa Civil.

Em Governador Celso Ramos, parte do quartel do Corpo de Bombeiros desabou, mas o serviço de atendimento na região não foi comprometido. Para lidar com a situação, o Corpo de Bombeiros organizou cinco forças-tarefa, que atenderam a 433 ocorrências em 37 municípios, contando com a mobilização de 330 bombeiros e 94 viaturas. Diante da gravidade da situação, a Secretaria de Justiça de Santa Catarina autorizou a saída temporária de 301 detentos do regime semiaberto, como parte das medidas de resposta à crise.

*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Luisa dos Santos

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal News Noticias @2025 – Todos direitos reservados.