Lar Região AO VIVO: Acompanhe o primeiro dia de desfiles do Grupo Especial das Escolas de Samba do Rio de Janeiro

AO VIVO: Acompanhe o primeiro dia de desfiles do Grupo Especial das Escolas de Samba do Rio de Janeiro

por Jovem Pan
0 comentários
ao-vivo:-acompanhe-o-primeiro-dia-de-desfiles-do-grupo-especial-das-escolas-de-samba-do-rio-de-janeiro

THIAGO RIBEIRO/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDO

Começa neste domingo (2) o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro, desta vez

01h50 – O segundo carro vem aí! “Caboclo da Mata Cacutá”, que pertence ao setor da mata, rica em em fauna e flora, trás um veloz Malunguinho. uma das principais características da figura afro-ameríndia.


01h34 – O carro abre alas, “Acenda Tudo o que for de Acender”, chega trazendo muita expectativa após uma ótima apresentação da comissão de frente, que levantou toda o público com sua performance. Veículo apresenta muita transparência visual (coreografias dentro de elementos transparentes), narrando a relação do homem com a terra. Carro rico em detalhes, efeitos alucinógenos representados através de holografias.


Ficha técnica – Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Viradouro
Fundação
: 24/06/1946
Cores: Vermelha e Branca
Presidentes de Honra: José Carlos Monassa e Marcelo Calil Petrus
Presidente: Hélio Nunes
Enredo 2025: Malunguinho: O Mensageiro de Três Mundos
Carnavalesco: Tarcísio Zanon
Diretores de Carnaval: Alex Fab e Dudu Falcão
Intérprete: Wander Pires
Mestre de Bateria: Ciça
Rainha de Bateria: Erika Januza
Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Julinho e Rute
Comissão de Frente: Rodrigo Negri e Priscilla Mota


01h28 – Vem para pista a terceira escola da noite, Unidos do Viradouro! A atual campeã busca o tricampeonato pelo Grupo Especial. Com o enredo “Malunguinho: o Mensageiro de Três Mundos”, a Viradouro mergulha na luta por liberdade e resistência, trazendo um forte diálogo entre culturas afro e indígenas.


THIAGO RIBEIRO/AGIF /ESTADÃO CONTEÚDO


01h00 – Portões se fecham e a Imperatriz Leopolsinense encerra seu desfile dentro do tempo. A celebração pela conquista do filme “Ainda Estou Aqui”, que levou o Oscar na categoria “Melhor Filme Internacional”, se espalha pelo Sambódromo da Sapucaí!


00h46  – O último carro, “Axé no Ibá”, chega para encerrar um desfile impecável da Imperatriz. A coroa de oxalá, símbolo da escola e a pomba branca, ambos no topo do veículo.


00h44 – E vem chegando a ala das baianas, “Ialorixás”, grandes mães, senhoras que tem conexão com o poder. Mãe do Santo.


00h34 – “O Reino do Quarto Alafin de Oyó” é o tema do terceiro carro da Imperatriz. Na frente do veículo, a tartaruga símbolo da realeza e longevidade, com muito destaque nas cores e movimentos, impondo a soberania do império africano.


00h20 – O segundo carro chega, “Ofereça pra Exu”, contrastando cores e elementos com o primeiro veículo da escola. Esculturas trazem oferendas através de galos, vivos e mortos.


THIAGO RIBEIRO/AGIF /ESTADÃO CONTEÚDO


00h09 – O abre alas da Imperatriz, “O Senhor de Ifón”, trás o elefante, o maior dos animais em terras africanas, representatividade de força, persistência e sabedoria.


23h54 – Lá vem a comissão de frente! “Vai Começar o Itan de Oxalá”, trazendo o reino de funfum, a dança de Oxalá, dança das águas e orixás brancos.


Ficha técnica – Grêmio Recreativo Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense
Fundação: 06/03/1959
Cores: Verde, Branco e Ouro
Presidente de Honra: Luiz Pacheco Drumond
Presidente: Cátia Drumond
Enredo 2025: Ómi Tútu ao Olúfon – Água fresca para o senhor de Ifón
Carnavalesco: Leandro Vieira
Diretor de Carnaval: André Bonatte e Pedro Henrique Leite
Intérprete: Pitty de Menezes
Mestre de Bateria: Lolo
Rainha de Bateria: Maria Mariá
Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Phelipe Lemos e Rafaela Theodoro
Comissão de Frente: Patrick Carvalho


23h52 – A segunda escola da noite, Imperatriz Leopoldinense, se espalha pela pista da Sapucaí e inicia as apresentações! Com o enredo “Ómi Tútu ao Olúfon – Água fresca para o senhor de Ifón”, a escola conta sobre o desejo de Oxalá em visitar o reino de Xangô, orixás que são reis dentro da cultura de axé. A peregrinação de Oxalá, porém, não foi simples. No caminho, se encontra com Exú, que é um outro orixá com função de comunicação e mensageiro.


PETER ILICCIEV/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO


23h19 – Os portões se fecham e a Unidos de São Miguel encerra seu desfile. Com pouco mais de 70 minutos de apresentação e depois de 52 anos, todos da escola se emocionam, choram, se abraçam e comemoram pelo trabalho apresentado.


23h07 – Trazendo a velha guarda, o sexto carro chega na Sapucaí, “Egbé Vila Vintém”.


23h05 – O quinto e penúltimo carro não demora para aparecer, “Casa Branca de Fundamentos e Axés”.


22h59 – O quarto carro chega brilhando muito na pista. “Salvador de Xangôs e Imalês”, traz Iá Nassô abraçando seus filhos e uma carta escrita por ela, pedindo a liberdade e soltura destes.


22h49 – O terceiro carro se aproxima, “Barroquinha – Reduto de Mistérios e Fé”. Simultaneamente, o último carro da escola se desloca, manobra e chega à pista. Logo logo mais detalhes por aqui.


22h30 – Chega o segundo carro, “A Travessia”, seguido da proteção da Rainha do Mar. Veículo narra a travessia penosa, uma caravela extremamente trabalhada, com as velas representando figuras de origem africana.


22h25 – O carro abre alas da escola, “O Império de Oyó”, onde vivia Iá Nassô, uma das três fundadoras do Candomblé da Barroquinha, antes de vir escravizada no Brasil. 3 plataformas são acopladas no veículo.


THIAGO RIBEIRO/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDO


22h23 – Lá vem a ala das baianas! “Guardiãs Ílaris”, guerreiras trazem em suas mãos o machado de xangô, representando o forte matriarcado.


22H16 – Comissão de Frente, “De Orí para Orí”, se apresenta, com pequenas falhas de execução no início da apresentação. Erros podem gerar punições na avaliação dos jurados.


THIAGO RIBEIRO/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDO


Ficha técnica – Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos de Padre Miguel
Fundação
: 12/11/1957
Cores: Vermelho e Branco
Presidente: Lenílson Leal
Enredo 2025: “Egbé Iya Nassô”
Carnavalescos: Alexandre Louzada e Lucas Milato
Diretores de Carnaval: Cícero Costa e Lara Mara
Intérprete: Bruno Ribas
Mestre de Bateria:
Rainha de Bateria:
Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Vinicius Antunes e Jéssica Ferreira
Comissão de Frente: Sérgio Lobato


22h14 – Abrindo o desfile, Unidos de Padre Miguel inicia as apresentações separadas, este ano, em três noites de muita festa no Rio de Janeiro. Com o enredo “Egbé Iyá Nassô”, homenageia a história do primeiro terreiro de Candomblé do Brasil, destacando a resistência do povo negro e a força das mulheres africanas na luta pela fé e identidade.


22h10 – Boa noite! Começamos a transmissão ao vivo do primeiro dia dos desfiles do Grupo Especial das Escolas de Samba do Carnaval do Rio de Janeiro. Logo mais, às 22h30, a Unidos de Padre Miguel abre os desfiles da elite da folia carioca. Veja o horário previsto para cada desfile:

22h: Unidos de Padre Miguel
23h30: Imperatriz Leopoldinense
1h: Unidos do Viradouro
2h30: Estação Primeira de Mangueira

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal News Noticias @2025 – Todos direitos reservados.