Lar Internacional 5 tendências da arquitetura de interiores em 2025

5 tendências da arquitetura de interiores em 2025

por EdiCase
0 comentários
5-tendencias-da-arquitetura-de-interiores-em-2025

2025 chega com grandes tendências para a arquitetura de interiores Projeto: Rosangela Pena | Imagem: Sidney Doll

O início do ano oferece uma oportunidade para refletir sobre as tendências e referências que marcarão a arquitetura de interiores nos próximos meses. Essa avaliação não está necessariamente ligada às novidades ou modismos, mas à criação de ambientes que atendam às necessidades e desejos dos moradores.

Para a arquiteta Cristiane Schiavoni, 2025 será marcado por uma continuidade de muitos atributos presentes no ano interior. “Mais do que uma cor ou um determinado material, considero que seguirá em alta a expressão dos sonhos que cada um almeja para suas casas”, analisa ela, listando questões sobre a impressão da personalidade e o anseio que temos de nos sentirmos verdadeiramente acolhidos. “Assim, nossas escolhas do projeto derivam dessas prioridades”, complementa.

Segundo a arquiteta Rosangela Pena, à frente de seu escritório homônimo, este ano seguirá com uma busca incessante por soluções que promovam o equilíbrio entre estética, funcionalidade e sustentabilidade. “A tecnologia, com casas inteligentes e automatizadas, vem se tornando cada vez mais acessível e estará muito mais presente nos projetos realizados neste ano”, avalia.

Abaixo, confira outras tendências da arquitetura de interiores em 2025!

Seguindo a predisposição de evidenciar o modo de vida dos moradores por meio do décor de interiores, os objetos com designers distintos voltam a ser um dos destaques. “Vejo um movimento em direção às peças marcantes para marcar a personalidade de forma mais assertiva”, observa Cristiane Schiavoni sobre a relevância desses itens e a assinatura de quem as produz.

2. Mix entre minimalismo e maximalismo

O que estará mais em voga em 2025: minimalismo ou maximalismo? Rosangela Pena observa que a união entre os estilos será o caminho. “A fusão entre os dois estilos seguirá em alta, pois atende as necessidades de funcionalidade e organização, enquanto também se traduz na individualidade e expressividade”, pontua.

O cuidado com a iluminação ajudar a tornar os ambientes mais acolhedores Projeto: Cristiane Schiavoni | Imagem: Carlos Piratininga

3. Iluminação como ponto para criação de ambientes aconchegantes

Segundo Cristiane Schiavoni, o uso da iluminação indireta, por meio de fitas de LED, seguirá presente nos projetos residenciais. “Acredito que a iluminação está se consolidando como um recurso fundamental para a concepção de ambientes acolhedores”, analisa.

Ano após ano, a automatização do lar vem se firmando como uma realidade por meio de atividades como a inserção de assistentes para o acionamento de cortinas, sistemas de som e eletrodoméstico, entre outros. Em 2025 não será diferente, como prevê Rosangela Pena: “A inteligência artificial torna as casas muito mais atrativas, eficientes e seguras”.

5. Elementos naturais como protagonistas

Mesmo com o avanço da tecnologia, as duas profissionais são categóricas ao afirmar a importância de contar com elementos naturais em prol do bem-estar. “É como um contraponto entre as duas partes”, exemplifica Cristiane Schiavoni.

Ambas afirmam que as inovações tecnológicas têm muito a contribuir na produção sustentável e com energia limpa. Por meio do reuso e do reaproveitamento por meio da reciclagem, o mercado deve contribuir com a oferta de itens sintéticos que simulam a textura e as cores dos materiais naturais.

Por Lucas Janini

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal News Noticias @2025 – Todos direitos reservados.